sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

CROISSANTS

I've mentioned here before my love of baking, I think ;) No, seriously ;). No,seriously now, I know I have and even though I don´t exactly know where this love comes from, baking is a passion of mine and it is one of those things that make me immensely happy. 
So I decided I was ready to try what I think is a little piece of heaven and quite an achievement because I think croissants are one of the hardest pastries to get right. I put one weekend aside and got to it and voilá!, here´s the result!!!     

Fazer pães, bolos e doces é uma de minhas paixões... acho que todo mundo já percebeu, né? rsrsrs. Aí eu achei que estava na hora de tentar fazer croissants, que na minha opinião são muito díficeis de acertar. Em São Paulo só encontro croissants bons em dois lugares. Os outros que já experimentei são uma patética massa de pão enroladinha no formato de meia lua. Uma afronta! Acho que as padarias não querem perder tempo fazendo a coisa certa- porque demora dois dias- e usando manteiga - porque sai caro. E também o Brasil não tem tradição em padaria e confeitaria, o que é uma pena (nem farinha de trigo de qualidade a gente tem :((((( ) 
Na verdade a receita não é complicada, só é demorada e requer paciência e ingredientes da melhor qualidade, mas acho que isso é que faz a diferença na maioria das vezes, não? ;) 
This is the recipe I followed. The croissants turned out wonderfully buttery layered inside and crispy golden flaky outside. Sure they take a lot of time and patience- and the best ingredients- but there you are, success!! By the way, since the recipe yields a big batch, I froze most of the baked croissants and they were delicious too! 

Segui essa receita aqui e na minha escala de qualidade acho que cheguei num 8, hehehe. Os croissants - que tecnicamente são considerados confeitaria, e não pães- são feitos com massa FOLHADA e não são doces (açúcar, sal e gordura em excesso sempre mascaram os sabores e são características de alimentos de pior qualidade, gentén), e devem ter o interior branquinho e folhado e o exterior dourado, crocante e finíssimo. Acho que quase cheguei lá!!!!!!!!!!!!! Acho que só faltou um pouco mais de prática na hora de abrir e dobrar a massa... ficou quase igual ao "de São Paulo", kkkk  
_________________________________________________________________________________


2 comentários:

  1. Que delícia de croissants! Nunca tive paciencia de fazer ;) e dobrar a massa e colocar montes de manteiga ;) e dobrar e dobrar ;) mas os teus ficaram perfeitos!!!
    Sabe as medialunas argentinas??? Eu amoooooooooooooooo!! Mas você tocou no ponto certo: não temos farinha de qualidade para comprar. Uma amiga minha que estes dias está com a filha na Alemanha, me disse que lá a farinha é perfeita!
    Por aqui, encontrei uma boa farinha no Sam's club mas voltei lá e cadê? Acabou! ;(
    bjs e um feliz Natal e um ano Novo maravilhoso pra você. Cheio de costurices e gulodices :)
    Olivia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Olivia, e um Feliz 2014 para você também!!!
      O negócio da croissant é muuuuita paciência mesmo, e tempo... a questão do trigo é fundamental, o nosso infelizmente é ruim mesmo, o que não dá para entender, a não ser se pensarmos que realmente não temos tradição nenhuma na confeitaria, doçaria e padaria, :( Amo medialunas, simplesmente amo, mas de novo, acho que na Argentina o trigo é melhor. No Chile, um país com menos de um décimo da população brasileira, você encontra trigo com aquelas graduações de qualidade e específicos para pães ou bolos como na Alemanha, por exemplo. Nossa, e faz diferença, e muita. Eu estou usando um trigo italiano próprio para bolo e é outra coisa. É uma pena que num país com a culinária tão rica e maravilhosa não tenha lugar para a confeitaria... os nossos doces - e olha que eu amoamoamoamo brigadeiro e cocada e goiabada e quindim e afins - são doces demais, açúcar demais, e o sabor doce acaba mascarando coisas de menor qualidade, como mencionei acima. Quanto ao doce de leite, prefiro o Argentino, exatamente por ser MUITO menos doce. E também esses nossos doces típicos não são feitos com trigo, né? Bom, e nossos pães são meio patéticos, tadinhos, hehehe...

      Excluir